Home >> Saiba como fazer uma dieta sem glúten

Saiba como fazer uma dieta sem glúten

terça-feira, outubro 4th, 2016 | admin_shmusic | Sem Glúten

A escolha por uma Dieta sem Glúten tem sido polêmica nos últimos tempos. Alguns adeptos a busca constante do emagrecimento veem nessa Dieta um sinônimo do ato de esculpir uma Barriga Negativa. Isso porque eliminar o Glúten da alimentação costuma reduzir o volume abdominal, bem como emagrecer.

Quando ela é utilizada para emagrecer são abortados da alimentação vários alimentos, sendo eles: pão, bolachas ou bolos, por exemplo, por possuírem glúten e assim diminui o valor calórico ingerido, conseguindo facilitar com que se perca peso nesse tipo de dieta de emagrecimento.

Nesse artigo, vamos focar justamente na Dieta sem Glúten para Celíacos.

 

Os Celíacos tem intolerância ao Glúten ao ponto de não conseguirem digerir essa proteína, causando vários problemas no organismo.

Os principais ocorrem porque o intestino “sofre” com essa intolerância a ponto de se inflamar  e deixar inclusive de absorver os nutrientes necessários dos alimentos, levando normalmente a pessoa a ter anemia.

Alguns sintomas são bem evidentes para algumas pessoas como a diarreia, dores e inchaço abdominal. Acabam “comprovando” que é um caso de Doença Celíaca ou Sensibilidade ao Glúten

Nesses casos, para um doente celíaco o “tratamento” envolve a total eliminação do glúten. Sendo quase que obrigatório a leitura detalhada de todos os rótulos não só de alimentos, como de componentes de remédios, batons e produtos cosméticos em geral.

Ressaltando que a ingestão, mesmo que pequena porção ou parte de vestígios de glúten nos produtos pode desencadear um processo inflamatório sério, até mesmo grave.

Então, como fazer uma dieta sem glúten ?!?!

Bom, o primeiro passo é conhecer e ter anotado sua própria lista de alimentos sem glúten. Não deixe de tê-las sempre em mãos para evitar consumir um produto que te faça mal.

Vamos usar aqui a Lista da Acelbra – Associação dos Celíacos do Brasil. Com ela fica muito mais fácil saber os alimentos que contêm Glúten e como substituir pelos que não tem.

 

alimentos sem Glúten
Fonte: Acelbra

A dieta sem Glúten

O ideal é criar um cardápio para sua dieta sem glúten. A princípio pode parecer difícil de seguir, porque são eliminados muitos alimentos que consumidos no dia a dia.

Mas hoje, com o empenho de uma Comunidade Celíaca, que acabou se formando, muitos produtos, principalmente o que são a base de massa, foram adaptados e na maioria das vezes, não deixam a deseja em nada, quanto ao sabor e ao prazer de comer.

Organize sua Dieta como a base de outras Dietas Comuns, com Café da Manhã, Almoço, Lanche e Jantar. Veja as sugestões que preparamos

Café da manhã

Pão sem Glúten com Manteiga ou Tapioca

Leite com Café (identificado com o selo ABIC)

Suco de Fruta

 

Almoço

Quibe sem glúten e arroz integral

Salada de Quinoa com Camarão SEM Glúten

Sobremesa de Maçã sem Glúten

 

Lanche

vitamina de morango com amêndoas.

 

Jantar

Torta de Carne Moída sem Glúten ou

Almôndega sem glúten

Brócolis cozidos (temperados com vinagre e suco de limão).

Maçã para sobremesa.

Para ter mais alternativas para a dieta e consumir todos os nutrientes importantes para o corpo é necessário fazer a dieta sem glúten com o acompanhamento de um nutricionista especializado.

 

Receitas sem glúten

As receitas sem glúten são, principalmente, receitas de bolos, bolachas ou pão sem farinha de trigo, centeio ou aveia porque são esses os cereais que têm o glúten.

Acompanhe em nosso site uma Lista de Receitas sem Glúten, bem como, Dicas e Informações que ajudam os Celíacos a terem opções http://viversemglutenesemlactose.com.br/